quinta-feira, 13 de junho de 2019

90 Minutos - Palmeiras 2x0 Avaí




O Palmeiras ficará mais de um mês garantido na liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, pela última rodada da competição antes da pausa para a Copa América, o Verdão bateu o Avaí por 2 a 0 no Allianz Parque.

Em uma partida tranquila contra o lanterna do Brasileirão, Deyverson fez o primeiro tento palestrino, validado pelo VAR, e Bruno Henrique fechou o marcador. A equipe de Felipão foi a 22 pontos (desconsiderando a vitória sobre o Botafogo, ainda sub judice), dois acima do vice-líder Santos. O Avaí segue com apenas quatro pontos.

Agora, o elenco do Palmeiras terá dez dias de folga antes de retomar os trabalhos na Academia de Futebol. A equipe fará alguns jogos-treinos antes de encarar o Internacional no Allianz Parque, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, no dia 10 de julho.

Os primeiros minutos de jogo no Allianz Parque não refletiram a tabela de classificação. No duelo entre o líder e o lanterna, foi o Avaí quem teve as primeiras oportunidades: Caio Paulista e Matheus Barbosa arriscaram de fora da área, mas não acertaram a meta.

Foi apenas um susto, entretanto. A equipe da casa logo tomou conta do jogo e, mesmo contra um adversário fechado no campo defensivo, conseguiu criar com facilidade. Zé Rafael parou em Vladimir e Diogo Barbosa exigiu belíssima defesa do goleiro em cobrança de falta.

A equipe catarinense concentrou seu poder de marcação pelo lado onde jogava Dudu. Se o camisa 7 palestrino caísse pela esquerda, era lá que estava a maior parte dos defensores visitantes. Se fosse pela direita, o mesmo acontecia. A opção deixou o Leão bagunçado em campo, especialmente no meio-campo.

A torcida, por sua vez, refletia o bom desempenho alviverde: mesmo contra um adversário fraco, mostrou paciência até que o Palmeiras chegasse ao gol. Após Dudu e Edu Dracena quase marcarem, o tento finalmente saiu, aos 34 minutos.

Marcos Rocha deu linda enfiada para Deyverson pelo alto. Com a bola pingando, o centroavante tocou por cima de Vladimir, o zagueiro Kundue não conseguiu impedir o lance e a bola entrou mancinha no gol. À princípio, o auxiliar marcou impedimento, mas após longa consulta ao VAR, o gol foi validado.

Bruno Henrique mata o jogo na 1ª assistência de Lucas Lima no ano

Na etapa final, o ímpeto palestrino diminuiu. A equipe de Felipão começou a administrar o resultado e a única oportunidade veio em lance de bola parada, quando Edu Dracena ficou no quase pela segunda vez no jogo.

Aos 20 minutos, Felipão chamou Moisés para o jogo. Seria o último lance de Lucas Lima em campo e o camisa 20 aproveitou bem para dar sua primeira assistência na temporada. O meia recebeu de Dudu na área e tocou para Bruno Henrique, na meia-lua. O volante dominou o lance, esperou Zé Rafael puxar a marcação, e bateu de chapa, com categoria, no canto de Vladimir.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 0 AVAÍ

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 13 de junho de 2019
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Clovis Amaral da Silva (PE)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Público: 31.946 torcedores
Renda: R$ 1.895.478,65

Cartões amarelos: Lucas Lima (Palmeiras)

GOLS
PALMEIRAS: Deyverson (34/1T) e Bruno Henrique (20/2T)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Thiago Santos) e Lucas Lima (Moisés); Dudu (Gustavo Scarpa), Zé Rafael e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari

AVAÍ: Vladimir; Lourenço, Betão, Kunde e Igor Fernandes; Matheus Barbosa, Pedro Castro (Douglas) e Julinho e Gegê (Daniel Amorim); Caio Paulista e Getúlio (João Paulo)
Técnico: Geninho



sábado, 8 de junho de 2019

90 Minutos - Palmeiras 1x0 Athletico-PR




O Palmeiras teve trabalho contra o Athletico-PR, mas conseguiu garantir a liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada na tarde deste sábado. Empurrado por 37 mil pessoas no Allianz Parque, o time alviverde insistiu até Raphael Veiga marcar de pênalti sobre seu ex-clube e fazer 1 a 0.

Com 19 pontos em apenas sete partidas, o Palmeiras permanece na primeira colocação do Campeonato Brasileiro mesmo sem a vitória sobre o Botafogo, ainda não homologada pela CBF. O Athletico-PR, por sua vez, contabiliza 10 pontos e figura na 10ª posição.

Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, a última antes da paralisação para a Copa América, o Palmeiras volta a campo para enfrentar o Avaí às 20 horas (de Brasília) de quinta-feira, novamente no Allianz Parque. Ao mesmo tempo, no Estádio Serra Dourada, o Athletico-PR duela com o Goiás.

O Jogo – Em uma arena lotada, o Palmeiras assustou logo no começo com Dudu, que recebeu pelo lado direito da área e bateu cruzado, com perigo. O Athletico-PR equilibrou a partida rapidamente e levou perigo por meio de cobrança de falta de Nikão, defendida por Weverton.

O time mandante voltou a chegar ao ataque de forma consistente no momento em que Bruno Henrique cruzou para cabeçada firme e para fora de Deyverson. Mantendo o jogo lá e cá, o goleiro Weverton precisou trabalhar novamente para espalmar chute forte e cruzado disparado por Nikão.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, o árbitro Rodrigo D’alonso Ferreira viu Nikão atingir Weverton em uma saída e mostrou o cartão vermelho. Após examinar a jogada pelo monitor do VAR, no entanto, o juiz resolveu anular a advertência e manteve o Athletico-PR com 11 em campo.

Com Moisés no lugar de Bruno Henrique, o Palmeiras desperdiçou uma chance incrível logo no começo da etapa complementar. Dudu recebeu pela direita e cruzou. Deyverson não conseguiu completar na primeira trave e a bola sobrou limpa para Zé Rafael, que, na cara do gol, conseguiu completar para fora.

Pouco depois, Deyverson recebeu pelo lado direito da grande área e chutou para defesa de Santos. Empurrado por sua torcida e sem correr maiores riscos no campo de defesa, o time alviverde pressionou em busca da vitória e Felipão promoveu a entrada de Raphael Veiga no lugar de Lucas Lima.

O Palmeiras finalmente marcou aos 34 minutos do segundo tempo. Em jogada pelo lado direito da grande área, Márcio Azevedo cometeu pênalti claro sobre Dudu. Na cobrança, diante de seu ex-clube, Raphael Veiga converteu. Na última chance do jogo, Léo Cittadini chutou sem ângulo da esquerda e Weverton defendeu.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 0 ATHLETICO-PR

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 8 de junho de 2019, sábado
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes, ambos (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Cartões amarelos: Felipe Melo e Zé Rafael (PAL); Léo Pereira, Wellington, Nikão e Márcio Azevedo (APR)
Renda: R$ 2.489.587.85
Público: 37.086 pagantes
Gol:
PALMEIRAS: Raphael Veiga, aos 34 minutos do 2º Tempo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique (Moisés) e Lucas Lima (Raphael Veiga); Zé Rafael, Dudu e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari

ATHLETICO-PR: Santos; Madson, Paulo André (Bruno Nazário), Léo Pereira (Lucas Halter) e Márcio Azevedo; Wellington, Nikão, Bruno Guimarães e Léo Cittadini; Rony e Thonny Anderson (Marcelo Cirino)
Técnico: Tiago Nunes



segunda-feira, 3 de junho de 2019

90 Minutos - Chapecoense 1x2 Palmeiras




O Palmeiras segue na liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Verdão venceu a Chapecoense por 2 a 1, na Arena Condá. Dudu abriu o marcador, Everaldo empatou, mas Marcos Rocha deu números finais ao jogo com um golaço.

Ao final da sétima rodada do torneio nacional, mesmo com a perda temporária dos pontos da vitória contra o Botafogo, a equipe de Luiz Felipe Scolari segue na primeira colocação. Os paulistas somam 16 pontos, um a mais que o vice Atlético-MG. A Chape tem e está na 13ª posição.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Athletico Paranaense, sábado, às 16h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Já a Chapecoense encara o Goiás, na segunda-feira que vem, às 20h, em Goiânia.

Os primeiros 45 minutos foram agitadíssimos na Arena Condá. Logo aos 10, Arthur Gomes arriscou de fora da área, a bola desviou em Felipe Melo e sobrou para Rildo, que dominou e marcou. Após consulta do VAR, porém, a arbitragem anulou corretamente o lance por impedimento do atacante.

Talvez sentindo o desentrosamento da dupla de zaga formada por Gómez e Antônio Carlos, a defesa palestrina teve dificuldades em mostrar a segurança habitual. No ataque, o time sofreu para encontrar espaços e pressionar os mandantes.

A partir da metade do primeiro tempo, porém, o Verdão cresceu no jogo. Zé Rafael e Lucas Lima obrigaram defesaças de Tiepo, que impediu dois golaços. Aos 31, porém, o goleiro não pôde impedir o tento de Dudu, que recebeu passe de Zé Rafael, caído na área.

A alegria não durou muito. Com 35 jogados, Deyverson levantou os braços dentro da área, a bola bateu em sua mão e, após ser avisado pelo VAR, o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, Everaldo empatou.

Ainda na etapa inicial, Marcos Rocha voltou a dar tranquilidade para o time de Felipão. Dudu cobrou lateral na área, Felipe desviou e, na sobra, o camisa 2 emendou chute de primeira, no ângulo, para fazer um golaço na Arena Condá.

Em contraste com o primeiro tempo, os 45 minutos finais foram bem menos movimentados. O Palmeiras conseguiu tranquilizar o jogo com trocas de passe no meio-campo, mantendo a posse de bola e apostando em contra-ataques. Mesmo sem ser feliz nas oportunidades que teve, o time de Felipão não passou sustos.

A Chape, por sua vez, apostou nas estreias dos reforços Camilo e Renato Kayzer. Os dois entraram juntos na partida, mas apesar de o meia se mostrar bastante participativo no duelo, não foi eficiente na criação de oportunidades.

Apesar de arriscar diversos chutes de longa distância, apenas Everaldo levou perigo, aos 35 minutos. O centroavante girou e arriscou um chute firme de fora da área, mas a bola foi para fora.

FICHA TÉCNICA 

CHAPECOENSE 1 X 2 PALMEIRAS

Data: 2 de maio de 2019, domingo
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Roldolpho Toski Marques (PR-Fifa)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Raggenbaum (PR)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)

Cartões amarelos: Douglas e Elicarlos (Chapecoense); Antônio Carlos, Gustavo Gómez, Felipe Melo, Deyverson e Zé Rafael (PALMEIRAS)

GOLS
CHAPECOENSE: Everaldo (36/1T)
PALMEIRAS: Dudu (31/1T) e Marcos Rocha (44/1T)

CHAPECOENSE: Tiepo; Bryan (Diego Torres), Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos e Campanharo (Camilo); Rildo, Arthur Gomes (Renato Kayzer) e Everaldo.
Técnico: Ney Franco

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Moisés); Zé Rafael (Hyoran), Dudu (Gustavo Scarpa) e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari