Sabe qual é o jogador mais pé-frio? E o pé-quente? E o mais alto? Qual time fez mais gols na era dos pontos corridos? Trazemos essas e outras curiosidades dos 20 clubes da Série A
O Brasileirão vai começar. E para animar a sua resenha - seja ela no boteco, no trabalho ou nos grupos de whatsapp -, trazemos um monte de curiosidades e números sobre os 20 clubes que iniciam o campeonato mais disputado do mundo. Por exemplo: qual é o time que mais vezes foi rebaixado na era dos pontos corridos? Essa nem é tão complicada. Mas e o jogador que mais vezes caiu? E o jogador mais velho? Deve ser o Zé Roberto... Mas e o caçulinha? Respostas para essas e outras perguntas você confere aqui no Almanaque do Brasileirão que, por critério, listou como numa Copa do Mundo os 23 principais jogadores de cada equipe (escolhidos por setoristas e editores que cobrem o dia a dia desses times) para traçar todas as estatísticas, pesquisas e curiosidades.
MAIS VELHOS E MAIS NOVOS
Começamos o Almanaque como manda a boa educação: respeitando os mais velhos. Zé Roberto, do Palmeiras, é a “múmia” do Brasileirão. Começa a edição de 2017 com 42 anos e dez meses. E o caçula? A joia do Flamengo Vinicius Junior que foi integrada aos profissionais recentemente.
MAIS ALTOS E MAIS BAIXOS
O “arranha-céu” do Brasileirão 2017 é o goleiro Caíque, do Vitória. Com 1,98m, o arqueiro vê lá do alto o “nanico” Vladimir Hernández, atacante colombiano do Santos de 1,60m. Na média de altura, o Botafogo é o "Everest" (1,82m), enquanto o Coritiba é o mais “baixinho” (1,79m).
ORIGENS DOS JOGADORES
Qual é o estado com mais jogadores na Série A? São Paulo, meu! São 120 jogadores nascidos no estado. A capital paulistana também é que mais possui atletas, com 41 boleiros, três à frente do Rio de Janeiro. E, tirando obviamente o Brasil, a Argentina é o país com mais representantes: 17.
JOGADOR PÉ-QUENTE
Além de ser o “vovô” do Brasileirão, o veterano Zé Roberto é também o “pé-quente” do torneio. Ele conquistou 16 títulos importantes ao longo da carreira. Aí você pergunta: que diabos são “títulos importantes”? Respondemos: são os títulos nacionais (campeonato ou copa, seja dentro ou fora do Brasil), internacionais por clubes (Libertadores, Sul-Americana, Champions, Liga Europa e similares em outros continentes) e por seleção (Copa do Mundo, Copa América, Eurocopa...).
JOGADOR PÉ-FRIO
Mas se temos a categoria “pé-quente”, temos que ter a “pé-frio”. Para isso, pesquisamos qual atleta foi mais vezes rebaixado na era dos pontos corridos. E nesse critério, He-Man não tem a força: Rafael Moura é o que foi degolado: quatro rebaixamentos.
RANKING NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS
O Brasileirão chega a sua 15ª edição no formato de pontos corridos. E nesse modelo, São Paulo é o maior pontuador. Tricampeão nesse período (2006 a 2008), o Tricolor do Morumbi está na frente tanto em números absolutos (ranking abaixo), como na média por torneio (66,2 pontos).
CURIOSIDADES
Beleza, o São Paulo fez pontos abeça na era dos pontos corridos. Mas quem fez mais gols? Quem mais perdeu? Quem mais venceu? Calma, calma, dá uma olhadinha aí embaixo ;)
TÍTULOS E REBAIXAMENTOS NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS
OS MAIORES PÚBLICOS DO BRASILEIRÃO 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário