terça-feira, 31 de maio de 2016

Cleiton Xavier é descartado, e Egídio volta a ser dúvida no Palmeiras




O treino do Palmeiras nesta terça-feira levantou novas dúvidas sobre a equipe que começa o jogo contra o Grêmio, quinta, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu. Egídio, que havia trabalhado normalmente na segunda, não foi a campo – ele se recupera de dores no joelho. Cleiton Xavier trabalhou na caixa de areia e correu em volta do gramado, ao lado de Barrios, mas foi descartado por Cuca – o meia sente dores na coxa esquerda.

Outro que trabalhou normalmente, mas segundo o técnico ainda é dúvida, é o volante Matheus Sales. Na derrota para o São Paulo, tanto ele quanto Egídio ficaram fora, por dores no joelho, e os substitutos foram Thiago Santos e Zé Roberto, respectivamente.

Ao final da atividade desta terça, que se resumiu a um trabalho em campo reduzido mesclando todos os jogadores à disposição, Cuca conversou bastante com Thiago Santos. No clássico do último fim de semana, o jogador, com cartão amarelo, foi substituído no intervalo. 

– Vamos esperar. Temos de esperar Egídio, Matheus Sales, vamos esperar ver se eles estão recuperados para definir – resumiu o treinador, em entrevista coletiva. 

A definição da escalação que começa a partida contra o Grêmio, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, deverá acontecer no treino desta quarta, último antes do confronto. A tendência é que Moisés ocupe a vaga de Cleiton Xavier.

– Tem chance dele (Moisés) ser titular. Não gosto que o jogador saiba que vai jogar ou sair pela imprensa. Amanhã a gente testa a equipe e põe em prática. Com ou sem Moisés temos de fazer uma partida equilibrada, contra a equipe do momento no Brasileiro – resumiu Cuca.

Com três vitórias e um empate, o Grêmio lidera o Campeonato Brasileiro, com 10 pontos. O Palmeiras, com seis, tem a chance de encostar na equipe gaúcha caso vença o duelo no Pacaembu.

Próximo adversário: Grêmio
Local: Pacaembu, em São Paulo 
Data e horário: quinta-feira, 21h (horário de Brasília) 
Escalação provável: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Jean e Matheus Sales (Thiago Santos); Róger Guedes, Moisés e Dudu; Gabriel Jesus 
Pendurados: Thiago Martins Desfalques: Cleiton Xavier, Gabriel, Edu Dracena e Lucas Barrios 

Por GE


domingo, 29 de maio de 2016

90 Minutos - São Paulo 1x0 Palmeiras




Após dez jogos sem vitória em clássicos, o São Paulo fez 1 a 0 no Palmeiras neste domingo, no Morumbi, com gol de Ganso, pelo Campeonato Brasileiro – a última vez tinha sido em junho do ano passado, 3 a 2 contra o Santos. De quebra, o Tricolor manteve o tabu de mais de 14 anos sem perder para o Verdão no estádio – desde março de 2002, este foi o 12º confronto no local, com sete triunfos tricolores e cinco empates.

LANCE CAPITAL!

O Palmeiras era melhor no início de jogo, mas foi o São Paulo que balançou as redes logo na primeira descida ao ataque. Thiago Martins foi mal no lance, não conseguiu fazer o corte, e Ganso, sozinho na pequena área, completou para o fundo das redes. 


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Cobrado por mais de 100 contratações, Nobre assume erro com Fellype Gabriel




Em reunião do Conselho Deliberativo do Palmeiras na última terça, Paulo Nobre foi cobrado pelo alto número de contratações feitas durante seus dois mandatos seguidos.

Os questionamentos partiram do conselheiro Carlos Degon, membro da oposição. Ele afirmou que Nobre contratou 102 jogadores  e criticou especialmente a contratação de Fellype Gabriel, que mal jogou pelo clube por conta de problemas físicos.

Em sua resposta ao conselheiro, Nobre admitiu que trazer Fellype Gabriel foi um erro de sua gestão. Ele explicou que o jogador foi um dos dois pedidos pelo técnico Oswaldo de Oliveira (Rafael Marques foi o outro). O presidente afirmou que muitas vezes é difícil para diretoria contestar as indicações de treinadores feitas com insistência, o que ajudaria a explicar não só o caso do meia, mas também a grande quantidade de reforços em sua gestão. Porém, ele não esclareceu se de fato trouxe 102 jogadores.

Fellype deixou o Palmeiras no mês passado depois de rescindir amigavelmente seu contrato. Por causa de problemas físicos, ele jogou apenas 20 minutos pelo clube.

Como tinha operado os joelhos três vezes entre 2007 e 2014, Fellype fez dois exames (ressonância nuclear magnética e tomografia) que não estão entre os seis realizados rotineiramente em todos os contratados.

O relatório do departamento médico palmeirense apontou alterações degenerativas moderadas nos dois joelhos do atleta. A conclusão dos médicos antes de a contratação ser efetivada foi de que, embora o jogador estivesse apto para atividade esportiva de alto desempenho, as alterações identificadas elevavam o risco de contusões e exigiam rotina de treinamento físico e técnico diferenciada. Durante sua passagem pelo alviverde, o meia sofreu com lesões, uma delas no joelho.

O caso de Fellype é um dos mais usados pela oposição palmeirense para criticar o que opositores chamam de excesso de contratações e de falta de qualidade na maioria dos reforços.

Procurado para falar das cobranças que sofreu na reunião e do erro admitido na contratação de Fellype, Nobre respondeu por meio da assessoria de imprensa do Palmeiras que assuntos do conselho não são discutidos no Blog do Perrone. Degon também afirmou que só trata de questões relativas ao órgão internamente.

Por Uol


quinta-feira, 26 de maio de 2016

90 Minutos - Palmeiras 2x0 Fluminense




O primeiro tempo foi muito equilibrado e teve em Fred o personagem central. Ele teve duas chances em lances parecidos, mas falhou. Na primeira, Scarpa cruzou e o camisa 9 errou o alvo na cabeçada. Na segunda, Scarpa levantou a bola na área, Cícero tocou de cabeça para Fred, que finalizou. Prass fez ótima defesa, mas deu rebote. Dentro da pequena área e com o goleiro caído, o atacante pegou de esquerda e isolou. Inacreditável. No Palmeiras, quem mais incomodou o adversário foi Roger Guedes, que por duas vezes criou boas oportunidades. Na segunda etapa, os donos da casa mostraram força. Aos 12, Dudu fez bom cruzamento para Vitor Hugo, que aproveitou a bobeira da defesa e mandou forte, de cabeça, para abrir o placar. Dois minutos depois, Jean avançou pela direita, cruzou, a zaga do Flu novamente só olhou, e Alecsandro pegou de primeira: 2 a 0. Apesar de alguns sustos, o Palmeiras manteve o controle da partida e conseguiu algumas oportunidades em contra-ataques. Já nos acréscimos, Fred teve outra boa chance, mas chutou prensado com a zaga e mandou para fora, novamente.

ROGER GUEDES

O meia-atacante teve grande destaque na partida. No primeiro tempo, infernizou a defesa do Flu e criou as melhores chances do Verdão. No gol marcado por Alecsandro, foi dele o passe para o bom cruzamento de Jean na linha de fundo. Já perto do fim do jogo, Roger Guedes quase deixou o dele. Chegou a driblar Diego Cavalieri, mas ficou sem ângulo para mandar a bola para a rede. Foi o jogador que mais finalizou da equipe (quatro vezes) e também o que mais chegou na linha de fundo (cinco vezes). Além disso, errou apenas dois passes.

FRED SEM PONTARIA

No primeiro reencontro com Fernando Prass após o duelo pela semifinal da Copa do Brasil do ano passado, o atacante, mais uma vez, não conseguiu sair vitorioso. No primeiro tempo, o capitão tricolor teve duas chances, uma de cara com o gol, com o goleiro caído, mas mandou por cima do travessão. Seus números gerais contra o Palmeiras, no entanto, seguem positivos. Em 12 confrontos, foram nove vitórias, três derrotas e oito gols marcados.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Lista - 10 coisas que todo palmeirense já fez pelo menos uma vez




1. Perdeu a paciência com qualquer um que disse que o Palmeiras não tem Mundial



2. Assistiu com frequência a defesa de pênalti do Marcos em 2000



3. Dia de clássico contra o Corinthians é melhor não manter contato social com outras pessoas que não sejam palmeirenses



4. Sacaneou um torcedor do São Paulo falando que o ídolo deles é eterno reserva do Marcos na seleção



5. EMPOLGOU várias e várias vezes quando o time conseguiu uma boa vitória



6. Sentiu saudades da época da Parmalat



7. Parou de assistir alguns programas que em sua opinião não gostam do Palmeiras



8. Amou e odiou o Valdívia com a mesma facilidade



9. Não cantou vitória antes dos jogos importantes com medo de se decepcionar



10. Teve certeza que o Allianz Parque é o estádio mais bonito do mundo quando o conheceu pessoalmente



Por 90 Minutos


terça-feira, 24 de maio de 2016

Palmeiras negocia a contratação do meia Walter Montoya, do Rosario Central




Protagonista no mercado de transferências brasileiro nos últimos anos, o Palmeiras pode seguir contratando, e quem sabe ter mais uma cara nova em sua equipe nos próximos dias. Segundo informações do jornalista Luciano Silveira, especializado em futebol sul-americano, o Verdão negocia a compra do meia Walter Montoya, destaque do Rosario Central (ARG) na disputa da Copa Bridgestone Libertadores.

A negociação está sendo conduzida de forma sigilosa por Alexandre Mattos, diretor de futebol do Alviverde. Informações dão conta de que o representante do atleta na Argentina fez uma carta com validade até o próximo sábado (28 de maio) autorizando agentes a realizarem a negociação no Brasil. Há cerca de duas semanas, o nome do jogador foi especulado também no Internacional, mas sem evolução. Os valores da transferência são mantidos em sigilo pela cúpula de futebol alviverde.

Com apenas de 22 anos, Montoya foi destaque na Copa Bridgestone Libertadores, competição a qual o Rosario Central chegou até as quartas de final. O meio-campista fez boas exibições como a contra o Grêmio, na partida de ida das oitavas de final, no Rio Grande do Sul, quando os argentinos venceram por 1 a 0. Diante do Atlético Nacional (COL), o meia marcou um dos gols mais bonitos do torneio, encobrindo o goleiro Franco Armani com uma pancada da intermediária de ataque.

Na fase de grupos, o time argentino enfrentou o Palmeiras. No duelo em São Paulo, o time, à época dirigido por Marcelo Oliveira, venceu por 2 a 0. Na Argentina, mesmo com um homem a menos, o Verdão buscou um empate em 3 a 3. Para o setor de meio-campo, o técnico Cuca conta com poucas opções para a criação, tendo apenas Cleiton Xavier e Moisés, que tem atuado como segundo volante.

Por Fox Sports


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cuca fecha treino por mais de uma hora e trabalha com '13 titulares'


Os portões da Academia de Futebol mantiveram-se fechados por mais de uma hora enquanto o técnico Cuca treinava o Palmeiras nesta segunda-feira, já de olho no jogo contra o Fluminense, às 21h45 de quarta-feira, no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Quando os jornalistas tiveram acesso, 13 jogadores estavam no campo: Thiago Santos, Dudu e os 11 titulares da derrota para a Ponte Preta.

São indícios das novidades que a escalação pode ter diante dos cariocas. Thiago Santos pode tomar a vaga de Matheus Sales, que não jogou bem contra a Macaca - Cuca o substituiu logo no intervalo e admitiu em sua entrevista coletiva que o volante não foi bem. Já Dudu ameaça Alecsandro, principalmente, e Róger Guedes.

Sob olhares dos jornalistas, o técnico comandou um trabalho de ataque contra a defesa. Ele mesmo se portou como jogador e se postou em uma linha de quatro ao lado de Thiago Santos, Thiago Martins e Vitor Hugo. A formação que atacava variou: a princípio, Matheus Sales e Alecsandro saíram. Quando eles voltaram, saíram Egídio, Cleiton Xavier e Róger Guedes.

O trabalho era voltado, principalmente, na infiltração dos atacantes na defesa em linha. É por isso que Cuca cogita utilizar Gabriel Jesus mais centralizado, com Dudu e Róger Guedes abertos, e sem um centroavante de origem.

Sendo assim, o provável Palmeiras tem Fernando Prass, Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales (Thiago Santos) e Jean; Róger Guedes, Cleiton Xavier e Dudu (Alecsandro); Gabriel Jesus.

Barrios segue fora

Os demais jogadores do elenco fizeram um trabalho em campo reduzido e, quando a imprensa foi liberada, já estavam na sala de musculação. Edu Dracena, Gabriel, Allione e Barrios, que se recuperam de lesões, não foram ao gramado. O paraguaio tem um problema na coxa direita e deve seguir fora por mais duas ou três semanas.

Por Lance


Palmeiras tem “SEQUÊNCIA DA MORTE” em 5 jogos e cuca pede punhos levantados




onseguir a recuperação após a derrota para a Ponte Preta não será uma tarefa simples para o Palmeiras. A equipe de Cuca agora terá uma sequência de cinco jogos contra times grandes no Campeonato Brasileiro: Fluminense (casa), São Paulo (fora), Grêmio (casa), Flamengo (fora) e Corinthians (casa). Será a maior sucessão alviverde em duelos contra clubes tradicionais nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Na entrevista coletiva concedida em Campinas, Cuca pediu para que seus jogadores assimilem as falhas do jogo contra a Ponte para que o Palmeiras volte a vencer na competição. Marcado durante alguns anos pela dificuldade em lidar com resultados negativos – como no episódio emblemático do "chororô" com o Botafogo, na final do Campeonato Carioca de 2008 –, o técnico quer que o elenco apresente uma postura aguerrida no jogo contra o Fluminense, agendado para as 21h45 de quarta-feira, no Allianz Parque.

"O mais importante em derrotas é absorver o impacto, como eu absorvo hoje mais naturalmente do que antigamente. Isso [perder] é do jogo. Tem que estar com os punhos levantados para vencer na quarta-feira", disse.

Para o jogo contra o Fluminense, Cuca espera que o Palmeiras não oscile tanto ao longo dos 90 minutos como no Moisés Lucarelli. Manter um padrão de jogo, segundo ele, é um dos segredos para vencer "um campeonato de regularidade".

"É um campeonato de regularidade. Nós tivemos alguns momentos bons no jogo e outros ruins [contra a Ponte]. A gente tem que melhorar isso para o jogo contra o Fluminense. Temos que voltar a vencer. Ideias novas vão se criando dentro da competição", admitiu.

Entre as "ideias novas" estudadas pelo treinador, estão as possíveis entradas de Dudu – recuperado de uma lesão na coxa – e Rafael Marques, que ainda não foram escalados como titulares nas duas primeiras partidas no Brasileirão.

"O Tchê Tchê deu uma velocidade pelo lado. A gente fixou mais o Jean de volante. O Rafael [Marques] fazendo uma dupla com o Gabriel Jesus. São situações que eu quero ainda colocar em prática. Eu tenho a volta do Dudu. O jogo não estava propício para ele. Ele precisa de um espaço maior. Mas deu para ver que ele está inteiro, não sentiu a lesão. É um leque que vai se abrindo para o próximo jogo", afirmou.

Por Uol


sábado, 21 de maio de 2016

90 Minutos - Ponte Preta 2x1 Palmeiras




O Palmeiras começou melhor e, em dois minutos, criou duas boas chances para abrir o placar, mas não aproveitou. Aos poucos, a Macaca equilibrou a partida, principalmente depois que acertou a marcação e encaixou a saída de bola com toques rápidos partindo da defesa.

Fernando Prass chegou a fazer uma grande defesa em chute de Felipe Azevedo na entrada da área, mas não conseguiu operar milagres. O mesmo Felipe apareceu livre, aos 23, para cabecear e abrir o placar. Aos 32, ele, de novo, aproveitou novo vacilo de marcação alviverde e aumentou.

No segundo tempo, Cuca apostou em mudanças. Dudu entrou no lugar de Matheus Sales, e Rafael Marques foi a campo na vaga de Alecsandro. Pouca coisa mudou. Gabriel chegou a marcar um gol, mas a arbitragem invalidou o lance marcando impedimento. Problema é quem quem passou a bola para o palmeirense foi a zaga da Ponte. Aos 45, Moisés marcou para o Verdão, mas era tarde demais para uma reação.

PALMEIRAS RECLAMA

Em lance polêmico aos 39 do segundo tempo, Gabriel Jesus dominou bola levantada na área e marcou. O juiz apitou antes, apontando impedimento. No entanto, a bola chegou ao atacante do Palmeiras depois de uma cabeçada de um zagueiro da Ponte. Ou seja, não havia impedimento.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Com Dudu e Fabrício, Verdão vai para Campinas-SP com 24 jogadores




O Palmeiras encerrou na manhã desta sexta-feira (20), na Academia de Futebol, a preparação para enfrentar a Ponte Preta, no sábado (21), às 16h, em Campinas-SP, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. As novidades da lista dos relacionados do técnico Cuca foram Dudu e Fabrício.

Recuperado de uma lesão na coxa, o atacante é desfalque alviverde desde a vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no dia 18 de abril. Artilheiro do time em 2015, com 16 gols, o camisa 7 soma 74 partidas e 19 bolas na rede pelo Verdão – na atual temporada são 18 duelos e três tentos.

Já Fabrício, de 29 anos, foi contratado junto ao Cruzeiro e foi convocado pela primeira vez. O atleta pode atuar tanto como meia quanto como lateral-esquerdo. Por fim, o atacante Lucas Barrios foi preservado do treino desta sexta, mas seguirá para o interior paulista com os companheiros.

Na estreia do torneio nacional, o Alviverde goleou o Atlético-PR por 4 a 0, com gols de Gabriel Jesus (duas vezes), Róger Guedes e Thiago Martins. Cleiton Xavier contabilizou duas assistências e uma participação ativa em gol.

Treino desta sexta

A atividade desta sexta consistiu em um trabalho recreativo descontraído, com os jogadores em posições diferentes e com os goleiros na linha. Na parte final, alguns atletas, como, por exemplo, Alecsandro e Jean, aperfeiçoaram cobranças de pênaltis.

Confira os 24 relacionados:

Goleiros: Fernando Prass e Vagner
Laterais: Egídio, Fabiano, João Pedro e Zé Roberto
Zagueiros: Thiago Martins e Vitor Hugo
Volantes: Arouca, Jean, Matheus Sales e Thiago Santos
Meias: Cleiton Xavier, Fabrício, Moisés e Tchê Tchê
Atacantes: Alecsandro, Dudu, Erik, Gabriel Jesus, Lucas Barrios, Luan, Róger Guedes e Rafael Marques


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Verdão marca jogo para o Pacaembu e pode sair da arena em mais 7 do BR




O Palmeiras alugou o Pacaembu para o jogo contra o Grêmio, dia 2 de junho, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta data, o Allianz Parque estará sendo preparado para o show de Eros Ramazzotti, dia 4 de junho. Pode ser o primeiro de oito jogos fora da arena ao longo da competição nacional.

O Allianz Parque já tem várias datas reservadas para shows e eventos até o fim do ano. Essas datas coincidem com as seguintes partidas do Brasileiro, além do Grêmio: Santa Cruz (18/6), América-MG (22/6), Santos (9/7 ou 10/7), São Paulo (7/9 ou 8/9), Coritiba (24/9 ou 25/9), Cruzeiro (12/10 ou 13/10) e Sport (22/10 ou 23/10). 

Assim como o duelo contra o Tricolor Gaúcho, já é certo que o jogo contra o Cruzeiro não poderá ser no local devido aos shows de Andrea Bocelli em 12 e 13 de outubro. No caso das outras seis partidas, ainda não está definido que os eventos marcados para a arena vão afastar o time de lá. Afinal, tratam-se de eventos menores do que shows, alguns deles corporativos, e os períodos de utilização do estádio ainda podem mudar.

O Palmeiras não se pronuncia. A WTorre, construtora responsável pela administração da arena, manifestou-se com a seguinte nota:

"Conforme o contrato firmado em 2008, sempre comunicamos as datas em que a arena está reservada para eventos, mas a confirmação dos períodos exatos em que a arena estará indisponível é feita após a finalização das negociações com os promotores de eventos".

Neste ano, o clube já mandou os jogos contra São Bento, Rio Claro, Red Bull e Corinthians no Pacaembu devido à impossibilidade de usar a arena (ver imagens das partidas acima).

Final da Copa do Brasil em risco

Pelas datas reservadas para eventos, o Palmeiras pode ser bastante prejudicado em sua caminhada na Copa do Brasil. As reservas do estádio coincidem com uma das datas das oitavas de final, com as duas datas das quartas de final e com uma das datas da final. Em nenhum dos casos, trata-se de shows grandes. São todos eventos de menor proporção.

JOGOS x EVENTOS E SHOWS

Palmeiras x Grêmio - 2/6 - 5ª rodada do Brasileirão
Já está definido que esta partida será no Pacaembu devido ao show de Eros Ramazzotti no dia 4/6.

Palmeiras x Santa Cruz - 18/6 - 9ª rodada do Brasileirão
​Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para evento corporativo de 16/6 até 19/6.

Palmeiras x América-MG - 22/6 - 10ª rodada do Brasileirão
Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para um evento exatamente no mesmo dia.

Palmeiras x Santos - 9/7 ou 10/7 - 14ª rodada do Brasileirão
Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para evento corporativo entre 4/7 a 12/7.

Oitavas da Copa do Brasil - 24/8 ou 25/8
Se o calendário determinar que o Palmeiras será mandante nesta semana, o jogo pode ser fora do Allianz Parque, reservado para evento corporativo de 22/8 a 30/8.

Palmeiras x São Paulo - 7/9 ou 8/9 - 23ª rodada do Brasileirão
Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para evento comercial de 7/9 a 25/9.

Quartas da Copa do Brasil - Jogo de ida - 21/9 ou 22/9
Se o calendário determinar que o Palmeiras será mandante nesta semana, o jogo pode ser fora do Allianz Parque, reservado para evento comercial de 7/9 a 25/9.

Palmeiras x Coritiba - 24/9 ou 25/9 - 27ª rodada do Brasileirão
​Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para evento comercial de 7/9 a 25/9.

Palmeiras x Cruzeiro - 12/10 ou 13/10 - 30ª rodada do Brasileirão
​Já está definido que esta partida será fora do Allianz Parque devido aos shows de Andrea Bocelli nos dias 12/10 e 13/10.

Quartas da Copa do Brasil - Jogo de volta - 19/10 ou 20/10
Se o calendário determinar que o Palmeiras será mandante nesta semana, o jogo pode ser fora do Allianz Parque, reservado para evento comercial de 18/10 a 24/10.

Palmeiras x Sport - 22/10 ou 23/10 - 32ª rodada do Brasileirão
​​Pode ser fora do Allianz Parque porque a arena está reservada para evento comercial de 18/10 a 24/10.

Final da Copa do Brasil - Jogo de volta - 1/12
​Se o calendário determinar que o Palmeiras será mandante neste dia, o jogo pode ser fora do Allianz Parque, reservado para evento comercial de 1/12 a 3/12.

Por Lance


quarta-feira, 18 de maio de 2016

CBF não cumpre lei, e Brasileiro pode até ser anulado




O Campeonato Brasileiro começa sob risco de anulação por falhas na aplicação do Profut - lei que refinanciou as dívidas dos clubes em troca de medidas de responsabilidade. Isto porque a CBF deveria exigir de todos os clubes participantes que apresentassem os documentos exigidos pela lei: certidões negativas de débito com a União, certificado de regularidade do FGTS e comprovação de pagamento dos contratos de trabalho e imagem de todos os atletas. Segundo o Ministério do Esporte, caso a lei não seja cumprida, a CBF pode ser punida até com o afastamento do presidente, Marco Polo Del Nero.

"No mérito, não há dúvida quanto ao fato de que as disposições da lei são aplicáveis a todas as entidades esportivas que organizem ou participem de competições profissionais de futebol, independentemente de terem aderido ou não ao programa de refinanciamento de dívidas tributárias", sustentou o Ministério do Esporte. 

Clubes ouvidos afirmam que a entidade não exigiu os documentos. No entanto, no dia 11 de abril a entidade tomou ciência de que a lei 13.155 já deveria ser cumprida para este campeonato.

Em documento de quase 100 páginas, o Ministério do Esporte explicou em parecer à CBF todas as medidas a serem tomadas e as consequências do não cumprimento. O documento foi enviado em resposta ao ofício de número 26/16 enviado pela própria entidade, em que perguntava se já deveria fiscalizar o Profut este ano.

"O posicionamento deste Conselho se torna indispensável tendo em vista que os requisitos em questão têm gerado inúmeras e contraditórias situações de inclusão e exclusão (rebaixamento) de clubes em competições já em curso", escreveu a CBF. 

A resposta foi contundente. Os advogados do ministério ainda alertaram para o fato de que se a CBF não cumprisse o que manda a lei, qualquer torcedor ou cidadão comum poderia ingressar com ação questionando a validade do campeonato. O mesmo vale para o Ministério Público ou os próprios clubes.

"Gera uma situação de insegurança jurídica", disseram em parecer, argumentando:

"Pode legitimar o interesse de clubes que se sintam prejudicados em seus interesses em virtude da omissão".

Punições à CBF

O afastamento do presidente da CBF está previsto no Estatuto do Torcedor (art 37):

"I - destituição de seus dirigentes, na hipótese de violação das regras de que tratam os Capítulos II, IV e V desta Lei;
II - suspensão por seis meses dos seus dirigentes, por violação dos dispositivos desta Lei não referidos no inciso I"

Os benefícios dos Profut já foram recebidos pela maior parte dos clubes que disputam o campeonato. Ao todo, foram refinanciados quase R$ 5 bilhões. De acordo com a lei, quem recebeu o benefício deve prestar contas à CBF e à União das medidas de responsabilidade fiscal, como manter os salários dos atletas em dia, pagar os impostos, reduzir déficits, entre outros aspectos.

Caso não cumpram com estas exigências, os clubes são eliminados do refinanciamento, devem pagar os tributos sem parcelar e ainda serão rebaixados de divisão.

O diretor de ética da CBF, deputado federal Marcelo Aro, foi um dos que tentou derrubar a lei, através de seu partido, o PHS. A medida não teve efeito.


Por ESPN


terça-feira, 17 de maio de 2016

Exame aponta lesão grave, e Gabriel para por até quatro meses


A torcida do Palmeiras recebeu uma notícia ruim no início da tarde desta terça-feira. O volante Gabriel será desfalque de três a quatro meses por causa de uma grave lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

O jogador participava do jogo-treino contra o Juventus, na última segunda-feira, na Academia de Futebol, quando deixou a atividade ainda na primeira etapa reclamando de dores. Submetido a exames, o atleta teve a lesão constatada.

– Às vezes tem coisas que acontece na vida da gente que não dá pra entender! Tudo está nas mãos de Deus! Tenho certeza que vou voltar bem – escreveu o volante em seu perfil no Twitter. 

Destaque do time em 2015, Gabriel lutava para ter sequência na equipe desde que se recuperou de uma grave lesão no joelho, sofrida em agosto do ano passado. Na atual temporada, ele havia atuado oito vezes, todas com Cuca.

No último sábado, o volante foi opção entre os suplentes na estreia do Palmeiras no Brasileirão: Matheus Sales e Jean foram os titulares. Além do trio, a comissão técnica alviverde conta com mais três opções para o setor: Arouca, Thiago Santos e Rodrigo.

Gabriel tem contrato com o Palmeiras até dezembro. No total, ele participou de 48 jogos com a camisa alviverde e marcou dois gols.

Por GE


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dudu joga, Gabriel sai machucado, e Verdão vence jogo-treino no CT




Os reservas do Palmeiras venceram o Juventus-SP por 1 a 0 nesta segunda-feira, em jogo-treino disputado na Academia de Futebol. O gol foi marcado por Alecsandro, de cabeça, mas o destaque da atividade foi a participação de Dudu, que não atua desde o dia 18 de abril e deve estar disponível para o jogo de sábado, contra a Ponte Preta, em Campinas, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Gabriel, outro que começou jogando, sentiu a coxa esquerda e passará por exames.

Dudu se machucou em 24 de março - estiramento na coxa direita em partida contra o Red Bull Brasil, pelo Paulistão. Ainda atuou no sacrifício contra o Corinthians e contra o São Bernardo, sempre entrando no segundo tempo. A partir da reta final do Paulistão, foi retirado de ação pela comissão técnica para se recuperar totalmente e não agravar mais o problema.

O Verdão começou a atividade com Vagner, João Pedro, Fabiano, Thiago Santos e Zé Roberto; Gabriel e Arouca; Erik, Dudu e Luan; Cristaldo. Fabiano e Thiago Santos jogaram improvisados na defesa porque Edu Dracena e Roger Carvalho tratam lesões e Thiago Martins e Vitor Hugo foram preservados, bem como os demais titulares, que fizeram apenas trabalho regenerativo. 

Recém-promovido do sub-20 palmeirense, o também zagueiro Augusto entrou em campo ainda no primeiro tempo, quando Gabriel sentiu. Com a entrada do garoto na zaga, Thiago Santos foi descocado ao meio, atuando como volante. 

Na etapa final, uma série de modificações na equipe, que começou o segundo tempo com: Jailson, Fabiano, Thiago Santos, Augusto e Zé; Rodrigo e Moisés; Rafael Marques, Dudu (Vitinho) e Fabrício; Alecsandro. 

Da cabeça de Alecsandro saiu o único gol do jogo-treino: Fabrício fez ótimo cruzamento da esquerda e o centroavante subiu para mandar a bola para o fundo das redes na Academia de Futebol, quando a chuva já apertava no local. Thiago Santos, Fabrício e Rodrigo se destacaram, bem como o autor do gol. 

Por Lance


sábado, 14 de maio de 2016

90 Minutos - Palmeiras 4x0 Atlético-PR




SHOW ALVIVERDE

Há três semanas, o técnico Cuca prometeu, ao ser eliminado do Campeonato Paulista, que o Palmeiras seria campeão brasileiro. A partir deste sábado, após a estreia com vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, campeão paranaense, será difícil tirar essa ideia da cabeça dos torcedores – 33.629 lotaram a arena alviverde. Róger Guedes, Gabriel Jesus (dois) e Thiago Martins fizeram os gols. Depois de fazer um primeiro tempo equilibrado, o Furacão virou a etapa inicial perdendo por um gol, mas se perdeu ao sofrer mais dois gols em sete minutos na etapa final e, principalmente, após a expulsão de Léo. Caberá a Cuca conter a empolgação da torcida, e a Paulo Autuori dar a volta por cima na sequência do Brasileirão.

O Palmeiras teve mais a bola, mas parou na marcação do Atlético-PR. Quando retomava a posse, o Furacão não tinha organização para criar. Quem mais pensava o jogo era Cleiton Xavier, responsável por criar a melhor chance. Aos 19 minutos, ele lançou Gabriel Jesus, que para Róger Guedes. Ele tentou o chute, mas Thiago Heleno desviou para a rede. O gol foi dado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo ao atacante, o primeiro dele no Verdão.

No segundo tempo o Palmeiras deslanchou. Aos 22 segundos, Cleiton Xavier cruzou para Gabriel Jesus ampliar. Aos 7, novamente Cleiton Xavier bateu escanteio para Thiago Martins cabecear para o gol. Aos 14, em lance polêmico, o arbitro expulsou Léo, do Furacão, por suposta falta em Gabriel Jesus. E a pressão do Verdão continuou até o fim. Apesar de criar uma chance atrás da outra, o último gol só saiu aos 41, novamente com Gabriel Jesus. Goleada empolgante para os palmeirenses, e preocupante aos paranaenses.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Agente de zagueiro paraguaio confirma interesse do Palmeiras




Depois de anunciar a contratação de Yerri Mina, o Palmeiras volta a atacar no mercado sul-americano a fim de remontar a sua defesa. A bola da vez agora vem do Paraguai. Trata-se de Bruno Valdez, de 23 anos, zagueiro do Cerro Porteño.

Tanto a imprensa local quanto o próprio agente do jogador já informaram que há conversas bem avançadas para que o defensor (que também atua na lateral-direita) seja negociado com o Verdão. O grande entrave para a concretização do negócio é a concorrência. Especula-se que o Málaga, da Espanha, e um clube do México também estariam de olho na aquisição do jogador.

Por 90 Minutos


Antes de estreia, Palmeiras treina na arena com a presença de Paulo Nobre


O Palmeiras finalizou a preparação para enfrentar o Atlético-PR, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Na arena, palco da partida contra a equipe paranaense, e sob os olhares do presidente Paulo Nobre, o técnico Cuca comandou um treino mais curto, em campo reduzido.

Após uma semana trabalhando em dois períodos na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, o Palmeiras fez uma atividade em campo reduzido e treinou finalizações e algumas variações de bola parada. Apenas os 23 atletas que serão relacionados para o jogo treinaram.

Roger Carvalho, Edu Dracena e Leandro Almeida seguem no departamento médico. Allione, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, e Dudu, em fase final de transição após lesão muscular, também não vão para o jogo. Cristaldo, Vitinho, Augusto, Artur, Jailson, Vinícius Silvestre e Rodrigo são outros que estavam no interior e não trabalharam no estádio nesta sexta.

Dos reforços, Fabrício ficou fora, enquanto Fabiano e Tchê Tchê foram incluídos na lista. O garoto de 23 anos, contratado do Grêmio Osasco Audax, será titular diante do Atlético-PR. O zagueiro Mina só será regularizado no fim de junho, quando abre a janela de transferências.

Outra novidade é o atacante Luan, que renovou com o clube no ano passado, a pedido de Marcelo Oliveira, e está nos planos de Cuca para o segundo semestre. Com passagem pelo Verdao entre 2010 e 2013, ele volta a ficar à disposição.



Veja a lista de relacionados:

Goleiros: Fernando Prass e Vagner
Laterais: Tchê Tchê, João Pedro, Egídio, Zé Roberto e Fabiano
Zagueiros: Thiago Martins e Vitor Hugo
Volantes: Matheus Sales, Jean, Gabriel, Arouca e Thiago Santos
Meio-campistas: Cleiton Xavier e Moisés
Atacantes: Róger Guedes, Gabriel Jesus, Barrios, Alecsandro, Erik, Rafael Marques e Luan

Veja as informações do Verdão para o jogo contra o Atlético-PR

Quando: sábado, 16h
Onde: Alianz Parque, São Paulo
Time confirmado: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Jean e Matheus Sales; Róger Guedes, Cleiton Xavier e Dudu; Lucas Barrios.
Lesionados: Roger Carvalho, Edu Dracena e Leandro Almeida
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e William Machado)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (todos do RJ, aspirantes à Fifa)

Por GE


Guia do Brasileirão 2016




O GE preparou um guia diferente para o internauta acompanhar a competição. E criou um ranking para apontar quem tem mais chances de levar a taça. Para isso, levou em consideração seis fatores: elenco, finanças, foco, retrospecto, momento e casa. Cada um tem um peso, e há uma avaliação de uma a cinco estrelas (exemplo: se o clube ganhar cinco para elenco, com peso 3, ficará com 15). A soma apontará os favoritos.











Há novidades em relação à base de 2015. Depois de oito reforços no início do ano, a diretoria fez nova reformulação após as eliminações na Libertadores e no Paulista, a pedido de Cuca. O técnico manteve os principais nomes e buscou reforços rápidos (o zagueiro Yerry Mina e o atacante Róger Guedes), altos (Fabiano) e que atuem em várias funções (Fabrício e Tchê Tchê).









Embora seja o maior campeão nacional do país, o Palmeiras ainda não venceu a competição no formato atual, de pontos corridos, que teve início em 2003. Além disso, apesar de algumas classificações para a Libertadores, tem um rebaixamento nesse período (2012) e escapou por pouco dois anos depois. Em 2009, perdeu o título depois de abrir ótima vantagem na liderança.









Dor de cabeça em temporadas passadas, os cofres do Palmeiras não são uma preocupação no momento. O patrocínio da Crefisa e da FAM, marcas que estampam o uniforme alviverde desde 2015, representou um acordo histórico de R$ 66 milhões para o clube. O alívio no aspecto financeiro foi refletido em um time reforçado e ativo no mercado de transferências.









Entre os grandes paulistas, o Verdão chega ao Brasileiro como o time que teve mais tempo para trabalhar antes da estreia. Desde a eliminação na semifinal do Paulista, foram três semanas dedicadas aos treinos. O momento é de provação após as frustrações no início da temporada. É a hora de mostrar que o time pode ser protagonista em um torneio que premia a regularidade.









A arena do Palmeiras tem boa média de público – no ano passado, terminou como a segunda maior entre todos os clubes das Séries A, B e C do futebol nacional, atrás apenas do Corinthians. O aproveitamento na nova casa ainda é irregular, e derrotas inesperadas atrapalharam a equipe tanto no Brasileirão de 2015 quanto no Paulista deste ano.









Eliminado na fase de grupos da Libertadores e na semi do Paulista, teve praticamente três semanas de preparação. O técnico Cuca chegou a dizer, logo após a queda na competição estadual, que seu time será campeão, justamente pelo tempo de trabalho focado exclusivamente no Brasileiro. Não vence a competição desde 1994. Mas investirá na Copa do Brasil também.

Técnico








Cuca 

A confiança em Cuca é grande. Após dificuldades com Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira, a sensação no clube é de que encontrou um técnico em quem apostar a longo prazo. Mesmo com contrato somente até o fim deste ano, ele busca fazer história e provar que pode ficar mais para conduzir a sequência do projeto de reformulação do departamento de futebol palmeirense.


Destaque














Gabriel Jesus

Aos 19 anos, Gabriel Jesus não é só uma jovem promessa do Palmeiras. Está consolidado como um dos protagonistas do elenco. Especulado em clubes europeus ainda em idade olímpica, o garoto é uma das principais armas de Cuca e superou a forte concorrência no ataque para se firmar na equipe titular do Verdão.


Fique de Olho














Roger Guedes

Roger Guedes chegou ao Palmeiras com 19 anos e cinco anos de contrato. Uma aposta alta da diretoria e que causou ótimas impressões nas primeiras atuações com a camisa alviverde. Rápido, joga pelas duas pontas e tem potencial para despontar entre as revelações do Campeonato Brasileiro, após atuações de destaque pelo Criciúma na Série B.